Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Estudos Interdisciplinares?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

 

A Revista de Estudos Interdisciplinares recebe artigos em fluxo contínuo em todas as áreas do conhecimento atendendo as seguintes normas.

Os textos passam por uma apreciação preliminar, após a qual será devolvido para o autor (a) com observações ou enviado diretamente para pareceristas externos. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.

  1. As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores (as).
  2. A contribuição deve ser original, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. São aceitos textos na forma de artigo, resenha ou comunicação de pesquisa.
  3. Os textos enviados deverão acompanhar de documento suplementar em forma de carta de apresentação, contendo as seguintes informações: título do artigo, nome completo dos autores (as), filiação institucional, e-mail e linha de pesquisa.
  4. O nome do autor (a) não deverá aparecer no corpo do artigo, para assegurar o anonimato no processo de avaliação.
  5. Os originas serão submetidos à pelo menos dois avaliadores que emitirão pareceres sobre a pertinência de sua publicação.
  6. Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.

    NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

    A Revista de Estudos Interdisciplinares publica textos originas nas seguintes seções:

    - Artigos (Estudo teórico e Relato de pesquisa): 15 a 30 páginas - incluindo figuras, tabelas, imagens e referências

    - Entrevistas: até 20 páginas

    - Depoimentos: até 10 páginas

    - Resenhas de livros: 3 a 5 páginas

    - Relatos de experiências em extensão universitária: até 15 páginas - - incluindo figuras, tabelas, imagens e referências

    Os manuscritos devem ser submetidos através da site da Revista de Estudos Interdisciplinares. Os autores serão comunicados, automaticamente, sobre o recebimento e registro do manuscrito.

    O processo editorial só terá início se a submissão for encaminhada com os campos de metadados preenchidos de forma completa (informe “não há” quando for o caso) e se atender às condições abaixo. Caso contrário, será devolvido para adequação.

    Enfatizamos que submissões devolvidas duas vezes por inadequação aos itens seguintes não serão recebidas novamente.

    DIRETRIZES DE FORMATAÇÃO

    a) Os originais devem ser submetidos em Documento Word, espaço 1,5cm, fonte Times New Roman, tamanho 12 (salvo as citações diretas, em bloco, com recuo de 4 cm da margem, nas quais a fonte é tamanho 10), margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2 cm.

    b) Todos os endereços “URL” (links para Internet: http://pkp.sfu.ca) no texto deverão ativos e levar diretamente ao documento citado.

     

    ELEMENTOS DO MANUSCRITO 

    Folha de rosto sem identificação de autoria (estas devem constar somente no documento suplementar conforme template) contendo:

    - Título em português e em inglês constituídos de no máximo 15 palavras

    - resumo em português, de 100 a 200 palavras (ressaltando o tema, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho)

    palavras-chave, em português, no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula.

    Abstract compatível com o texto em português, também de 100 a 200 palavras.

    Keywords compatíveis com as palavras-chave em português.

     NOTA sobre a identificação de autoria: como a revisão dos manuscritos é cega (blind review), é responsabilidade dos autores retirar elementos das “Propriedades” do documento capazes de identificá-los (ver opções do Menu “Arquivo” do Word). No mesmo sentido, é fundamental que o corpo do texto e notas não contenham qualquer elemento que permita a identificação da autoria, o que inclui: referência explícita à trabalhos anteriores dos autores, a suas instituições ou detalhes dos procedimentos de pesquisa que possibilitem a identificação da origem.

     Corpo do texto

    Os subtítulos devem está em negrito e não devem ser enumerados. Quando o manuscrito for um relato de pesquisa, o texto deverá apresentar, além da Folha de rosto com os resumos, Introdução, Método, Resultados, Discussão e Referências. Se necessário, outros subtítulos podem ser acrescentados.

    Utilize notas de rodapé o mínimo possível. Quando existirem, deverão ser ordenadas por algarismos arábicos.

    Figuras e Tabelas devem atender as normas disponibilizadas no template. 

    CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO 

    Citação direta - até três linhas: As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação:

    As citações dentro do corpo do texto deverão ser da seguinte forma: para um único autor (a) (NOME DO (A) AUTOR (A) EM MAIÚSCULO, ano da obra, e página – ex. (SEFFNER, 2013, p. 65).  Para dois/duas autores (as) (LOPES; MACEDO, 2011) para mais de três autores (as); (SILVA et al., 2010. É de suma importância que, as referências citadas no texto deverão constar no item “REFERÊNCIAS”. Exemplos: (LOURO, 2000, p. 14), para dois/duas ou mais autores (as) sendo um deles mulher usar SEFFNER, PICCHETTI, 2016, p. 65). 

     

    Citação direta - mais de três linhas: As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm (quatro) da margem esquerda, com fonte tamanho 10 em espaço simples e sem aspas:

     A posição identitária que cada um de nós experimenta é fortemente influenciada por discursos e artefatos culturais. Segue-se que as pedagogias culturais – e em especial aquelas pedagogias que regulam gênero, sexualidade e corpo – se configuram como territórios de luta, atravessadas por relações de poder. E estas pedagogias estão presentes dentro e fora da escola, animando artefatos culturais, em estreita interação com as culturas juvenis que constituem nossos alunos (SEFFNER, FIGLIUZZI, 2011, p. 54).                                                                                                                                                 As referências devem seguir ordem alfabética. Alinhada à esquerda.    

  7. EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE LIVROS           LOURO, Guacira Lopes. Currículo, Gênero e Sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

  8. EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE CAPÍTULO DE LIVRO

    MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In. LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

    EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS

    SEFFNER, Fernando; PICCHETTI, Yara de Paula. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável?. Revista Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 61-81. 2016.

    SEFFNER, Fernando; FIGLIUZZI, Adriza. Na escola e nas revistas: reconhecendo pedagogias do gênero, da sexualidade e do corpo. Revista FACED, n. 19, jan-jun, p. 45-59. 2011.

    EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS

    GURGEL,Telma. Feminismo de classe: história, movimento e desafios teóricos-políticos do feminismo na contemporaneidade. In: Fazendo Gênero 9 – Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis, SC. Anais (on-line). Florianópolis, 2010. Disponível:  http://www.mulheresprogressistas.org/AudioVideo/FEMINISMO%20E%20LUTA%20DE%20CLASSE.pdf  Acesso em 10 mai de 2018.

     EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE SITES

    BRASIL. Constituição da Repúublica Federativa do Brasil, 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 20 Out. 2015.

    BRASIL. Sistema Único de Saúde. Brasília: CONASS, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro1.pdf. Acesso em: 21 Out. 2015.

    BRASIL. Direito ao mais alto patamar de saúde física e mental. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

     BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm. Acesso em: 20 Out. 2015.

    RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Disponível em: http://www2.spm.rs.gov.br. Acesso em 22 mar. 2017.

    SOUZA, Mércia Cardoso De et al. A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará) e a Lei Maria da Penha. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 77, jun 2010. Disponível em:http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7874. Acesso em 18 mar. 2017.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Submissão de artigo: 150,00 (BRL)

A Revista de Estudos Indisciplinares recebe artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e relatórios técnicos para publicação em fluxo contínuo.
A Revista de Estudos Interdisciplinares cobra uma taxa de R$ 150,00 reais que deve ser depositada na conta do Centro de Estudos Indisciplinares
Agência: 0001
Conta: 59608129-8
Banco: Nu Pagamentos S.A (número do banco 260)
CNPJ: 30.704.187/0001-75
 
Após a transferência deve ser enviado um e-mail para ceeinter01@gmail.com com o comprovante do depósito.

Caso optar por depósito encaminhar e-mail para ceeinter01@gmail.com solicitando o boleto bancário.

Forma de Pagamento: 300,00 (BRL)
O pagamento desta taxa garante que a avaliação, decisão editorial, e notificação do autor ocorram em no máximo 4 semanas.