Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
A Revista de Estudos Interdisciplinares publica textos originas nas seguintes seções:
- Artigos (Estudo teórico e Relato de pesquisa): 15 a 30 páginas - incluindo figuras, tabelas, imagens e referências
- Entrevistas: até 20 páginas
- Depoimentos: até 10 páginas
- Resenhas de livros: 3 a 5 páginas
- Relatos de experiências em extensão universitária: até 15 páginas - - incluindo figuras, tabelas, imagens e referências
Os manuscritos devem ser submetidos através da site da Revista de Estudos Interdisciplinares. Os autores serão comunicados, automaticamente, sobre o recebimento e registro do manuscrito.
O processo editorial só terá início se a submissão for encaminhada com os campos de metadados preenchidos de forma completa (informe “não há” quando for o caso) e se atender às condições abaixo. Caso contrário, será devolvido para adequação.
Enfatizamos que submissões devolvidas duas vezes por inadequação aos itens seguintes não serão recebidas novamente.
DIRETRIZES DE FORMATAÇÃO
a) Os originais devem ser submetidos em Documento Word, espaço 1,5cm, fonte Times New Roman, tamanho 12 (salvo as citações diretas, em bloco, com recuo de 4 cm da margem, nas quais a fonte é tamanho 10), margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2 cm.
b) Todos os endereços “URL” (links para Internet: http://pkp.sfu.ca) no texto deverão ativos e levar diretamente ao documento citado.
ELEMENTOS DO MANUSCRITO
Folha de rosto sem identificação de autoria (estas devem constar somente no documento suplementar conforme template) contendo:
- Título em português e em inglês constituídos de no máximo 15 palavras
- resumo em português, de 100 a 200 palavras (ressaltando o tema, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho)
- palavras-chave, em português, no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula.
- Abstract compatível com o texto em português, também de 100 a 200 palavras.
- Keywords compatíveis com as palavras-chave em português.
NOTA sobre a identificação de autoria: como a revisão dos manuscritos é cega (blind review), é responsabilidade dos autores retirar elementos das “Propriedades” do documento capazes de identificá-los (ver opções do Menu “Arquivo” do Word). No mesmo sentido, é fundamental que o corpo do texto e notas não contenham qualquer elemento que permita a identificação da autoria, o que inclui: referência explícita à trabalhos anteriores dos autores, a suas instituições ou detalhes dos procedimentos de pesquisa que possibilitem a identificação da origem.
Corpo do texto
Os subtítulos devem está em negrito e não devem ser enumerados. Quando o manuscrito for um relato de pesquisa, o texto deverá apresentar, além da Folha de rosto com os resumos, Introdução, Método, Resultados, Discussão e Referências. Se necessário, outros subtítulos podem ser acrescentados.
Utilize notas de rodapé o mínimo possível. Quando existirem, deverão ser ordenadas por algarismos arábicos.
Figuras e Tabelas devem atender as normas disponibilizadas no template.
CITAÇÕES NO CORPO DO TEXTO
Citação direta - até três linhas: As transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação:
As citações dentro do corpo do texto deverão ser da seguinte forma: para um único autor (a) (NOME DO (A) AUTOR (A) EM MAIÚSCULO, ano da obra, e página – ex. (SEFFNER, 2013, p. 65). Para dois/duas autores (as) (LOPES; MACEDO, 2011) para mais de três autores (as); (SILVA et al., 2010. É de suma importância que, as referências citadas no texto deverão constar no item “REFERÊNCIAS”. Exemplos: (LOURO, 2000, p. 14), para dois/duas ou mais autores (as) sendo um deles mulher usar SEFFNER, PICCHETTI, 2016, p. 65).
Citação direta - mais de três linhas: As transcrições no texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm (quatro) da margem esquerda, com fonte tamanho 10 em espaço simples e sem aspas:
A posição identitária que cada um de nós experimenta é fortemente influenciada por discursos e artefatos culturais. Segue-se que as pedagogias culturais – e em especial aquelas pedagogias que regulam gênero, sexualidade e corpo – se configuram como territórios de luta, atravessadas por relações de poder. E estas pedagogias estão presentes dentro e fora da escola, animando artefatos culturais, em estreita interação com as culturas juvenis que constituem nossos alunos (SEFFNER, FIGLIUZZI, 2011, p. 54). As referências devem seguir ordem alfabética. Alinhada à esquerda.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE CAPÍTULO DE LIVRO
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In. LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE ARTIGOS PUBLICADOS EM REVISTAS
SEFFNER, Fernando; PICCHETTI, Yara de Paula. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação sem gênero e sem sexualidade é desejável?. Revista Reflexão e Ação, v. 24, n. 1, p. 61-81. 2016.
SEFFNER, Fernando; FIGLIUZZI, Adriza. Na escola e nas revistas: reconhecendo pedagogias do gênero, da sexualidade e do corpo. Revista FACED, n. 19, jan-jun, p. 45-59. 2011.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE TRABALHOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS
GURGEL,Telma. Feminismo de classe: história, movimento e desafios teóricos-políticos do feminismo na contemporaneidade. In: Fazendo Gênero 9 – Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis, SC. Anais (on-line). Florianópolis, 2010. Disponível: http://www.mulheresprogressistas.org/AudioVideo/FEMINISMO%20E%20LUTA%20DE%20CLASSE.pdf Acesso em 10 mai de 2018.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS DE SITES
BRASIL. Constituição da Repúublica Federativa do Brasil, 1988. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 20 Out. 2015.
BRASIL. Sistema Único de Saúde. Brasília: CONASS, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/colec_progestores_livro1.pdf. Acesso em: 21 Out. 2015.
BRASIL. Direito ao mais alto patamar de saúde física e mental. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.
BRASIL. Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8080.htm. Acesso em: 20 Out. 2015.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Disponível em: http://www2.spm.rs.gov.br. Acesso em 22 mar. 2017.
SOUZA, Mércia Cardoso De et al. A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará) e a Lei Maria da Penha. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 77, jun 2010. Disponível em:http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7874. Acesso em 18 mar. 2017.