A ESCUTA NA PSICOPEDAGOGIA: CAMINHO PARA AS CAUSAS DO SINTOMA “DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM”

Guilherme Carpes Motta

Resumo


Vista como causa, a dificuldade de aprendizagem tende, conforme presenciado em minhas práticas e estudos, a ser analisada como geradora dela mesma. O aluno não aprende pois tem dificuldade, com isso abre-se espaço para rotulações, injustiças e principalmente o esvaziamento da capacidade de aprender e da autoestima do educando. Dessa maneira, o presente trabalho surge como um ponto de reflexão sobre o chamado fracasso escolar, não admitindo a rotulação do educando como sujeito que não aprende, esgotando dessa maneira todas as possibilidades de uma prática educativa libertadora, tentar-se-á provar aqui, que as dificuldades de aprendizagem tratam-se de um sintoma manifesto cujas causas podem estar localizadas em diversos fatores da vida do educando que é, enquanto sujeito, dotado de inúmeras possibilidades e contextos, passivo de mais de uma categoria de análise a ser observada e que apenas com uma escuta cuidadosa, é que poderemos chegar na resposta do problema e sua devida resolução.

 


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Referências


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